img_3749Logo que os meninos começaram a estudar, notei uma transformação no processo de levar e buscar criança na escola, que reduziu sensivelmente o estresse no trânsito no entorno destes espaços. Algumas escolas criaram um inteligente sistema para embarque e desembarque, que facilitou muito a passagem dos pais motorizados e evitou as famigeradas filas duplas. É, como diz uma amiga engraçada, o “drive through de menino”.

Os carros fazem um fila única que entra no estacionamento da escola, onde os funcionários já a postos ajudam a desembarcar as crianças sonolentas e suas colossais mochilas e merendeiras, liberando a mãe ou o pai para seguirem viagem. Geralmente, cada criança não demora mais que um minuto para dar passagem ao próximo da fila. Estão entregues! Na hora de buscá-los, os porteiros já reconhecem os pais ou responsáveis, anunciam no microfone o nome da criança que, então, pega suas coisas e vai para a porta esperar a sua vez de entrar no carro. Achei o máximo.

Assim, não tem mais aquela história do pai que para o carro no meio da rua, ao lado de outro, que chegou mais cedo e estacionou na porta, para deixar o menino um passo adentro da escola. Ambos constrangidos. Me lembro que na década de 90 era assunto recorrente. Toda volta às aulas, a imprensa registrava o caos na porta das maiores escolas com fila dupla, multas, operações especiais de trânsito para evitar a interrupção completa das vias e o bate-boca, buzinaço e estresse às 7h, na frente dos pequenos. Ruim demais. Tenho a impressão de que essa situação melhorou. E você? À sua volta continua exatamente do mesmo jeito? Piorou?

Claro que esta solução talvez não sirva para todas as escolas e, numa pesquisa rápida na internet, vi que há outras novas práticas para evitar o caos(educar para crescer), que vão desde aplicativos de celular até um trajeto misto de carro próprio e van. O fato é que não há mais espaço para a falta de educação no trânsito e a porta da escola é um excelente lugar para se aprender isso.

Siga-me

Descobri como adicionar um botão para você me seguir e ser informado sempre que eu publicar um post novo. Veja lá na barra lateral, cinza, no alto, à direita, logo acima da caixinha da pesquisa. Agora clica! Mesmo sem isso, vi que já tenho inscritos! Ô gente esperta!

 

Anúncios